Como eliminar a angústia
enfrentando os bloqueios que impedem o seu bem-estar
Você sabe que a felicidade é composta por momentos felizes e de bem-estar durante a vida, por isso é importante que compreenda o que pode ser feito para seu bem-estar diário diante das adversidades do dia a dia e de sua história de vida.
Enquanto para algumas mulheres, o bem estar significa um estado de leveza de espírito, redução das preocupações e com liberdade para fazer o que deseja como: viagens, trabalhar com o que gosta, cuidar-se fisicamente e espiritualmente e/ou curtir a vida ao lado de quem ama…
…para outras, a felicidade é apenas um sonho distante em meio a um mar de angústias, preocupações e rotina estressante.
Quantas vezes você se viu trabalhando no seu escritório, com uma pilha de serviços acumulados na sua frente e teve vontade de fugir dali, só pensando: como seria bom se eu pudesse agora estar brincando com meu filho?…
Quantas vezes você se viu chorando, aparentemente sem motivo, ao sentir uma angústia inexplicável?
Quantas vezes você se viu sufocada e impotente diante de uma dificuldade que parece impossível de resolver?
Quantas noites você já passou sem dormir preocupada com um filho, com o casamento, com o trabalho, com as finanças da casa e tantos problemas sobre os seus ombros?
Quantas vezes você se sentiu sozinha em meio aos seus problemas, mesmo estando cercada por seus familiares e amigos?
Se você se viu dentro de alguma dessas situações, saiba: você não é a única e não está sozinha.
A vida moderna, infelizmente, consome as nossas forças diárias, lançando sobre nossos ombros um peso excessivo de tarefas e responsabilidades, que muitas vezes não sabemos como lidar. Por isso, o número de mulheres que vê a felicidade e o seu bem estar como algo distante e utópico, vem aumentando a cada dia.
E não é só isso! Estudos mostrados na conferência Biologia Experimental 2012 realizada nos Estados Unidos, apontam que as mulheres após viverem situações estressantes, têm mais chances de apresentar problemas cardíacos.
Isso significa que os problemas emocionais quando não tratados da forma devida, podem causar não só angústia, infelicidade ou tristeza, mas sobretudo, sérios riscos à sua saúde física.
A boa notícia é que você pode mudar e alcançar a sua felicidade!
A verdade é que a felicidade plena, livre de problemas, não existe. A real felicidade se dá não pela ausência de problemas, mas sim em saber COMO LIDAR OS PROBLEMAS, por mais difíceis que sejam, buscando uma compreensão da realidade e de suas condições de enfrentamento e aspectos que envolve seu bem-estar para que seja revigorante no momento necessário.
Portanto, seria interessante você compreender como lidar internamente e emocionalmente com as dificuldades da vida, por piores que pareçam e definitivamente se desamarrar de suas limitações, ou possivelmente o estado de angústia, tristeza e constante apreensão será parte integrante de todo seu dia.
Mas como posso me livrar dessa angústia que bloqueia minha felicidade e o meu bem-estar?
Antes de eu explicar exatamente o que você pode fazer para sair desse estado angustiante, convido você a fazer uma breve reflexão:
Pense sobre quais padrões comportamentais você assume no momento em que encara de imediato um novo problema (ex: você fica nervosa, se lamenta, se desespera, ataca a geladeira, tenta fugir da situação, culpa a si mesma, culpabiliza o outro?…)
Quantas vezes você se abre para falar sobre suas angústias mais profundas para as pessoas próximas a você, e o quanto elas realmente lhe ouvem?
Tente lembrar: quantas vezes os mesmos tipos de problemas se repetem, vindo à tona de forma recorrente, em momentos diferentes da sua vida?
Eu sei que nunca temos tempo ou paramos para refletir sobre isso, mas essas poucas reflexões iniciais são uma pequena amostra de como um problema, muitas vezes, pode tomar uma proporção maior do que deveria, de acordo apenas com a forma que você o encara. Ou seja, um problema pode ser tão grande quanto a dimensão que você dá a ele.
Aqui chegamos à resposta que você procura:
Afinal, como posso mudar?
A resposta não é simples, mas resumidamente é possível se livrar dessa angústia:
- Conhecer os reais motivos do seu comportamento diante da situação conquistando seu autoconhecimento
- Se livrar de pensamentos limitantes que algumas vezes estão baseados em medos ou fantasias
- Mudar seu padrão de comportamento
- Esses resumidos itens podem iniciar o processo de auxílio a sua vivência e fazer com que você se livre dessa angústia que impede você de alcançar seu bem-estar.
Mas como isso é possível?
O autoconhecimento é a chave propulsora que permitirá a você enxergar, qual o motivo que você se comporta como se comporta e os melhores caminhos, para superar suas limitações e enfrentar cada problema, por pior que seja, com mais confiança.
Conhecer a sua realidade e a sua própria capacidade irá permitir o enfrentamento de cada um dos seus problemas com mais objetividade e lucidez.
O seu autoconhecimento é a fonte mais sadia e confiável para basear seu padrão de pensamento.
A maneira como você pensa e enxerga a sua realidade, é um ensaio da sua forma de agir.
E isso nos leva – A mudança no padrão de pensamento
O seu padrão de pensamento é a prévia das suas ações, e é o que levará aos resultados que você terá ao enfrentar seus problemas, para vencer os motivos que causam a angústia.
Eu costumo dizer que, se você não tiver consciência da sua realidade, pode se apegar a informações fantasiosas, subdimensionando ou superestimando a questão enfrentada. E isso leva a algumas situações indesejadas, como o medo excessivo de encarar os problemas de frente, devido a visão distorcida da realidade.
Alcançar seu autoconhecimento, entender e ajustar seu padrão de pensamento, são passos que ajudarão você ter a real dimensão do que você é capaz.
E essa percepção será o meio de enfrentamento desta realidade tão temida ou oculta.
Com isso, você chega ao momento da mudança do seu padrão de comportamento, para que possa ver a vida de forma real e com outros olhos e muitas vezes superar os problemas de maneira mais assertiva, leve e com menos sofrimento, passando a tomar atitudes com mais confiança e que tragam definitivamente as soluções e resultados que você precisa.
Quando você tem autoconhecimento e clareza dos seus padrões de pensamento, é possível tomar atitudes com mais equilíbrio, confiança e clareza.
Por onde devo começar?
Verifique se você realmente está disposta a enfrentar a realidade e modificar-se emocional e comportamental, mesmo com as dificuldades que possam surgir no caminho, mas convencida que o resultado valerá a pena e ciente que da maneira que está não há condições de permanecer
Certifique-se que você está certa que precisa de ajuda profissional para este processo, compreendendo que a uma psicóloga poderá ajudar você a alcançar o seu autoconhecimento, se livrar dos pensamentos limitantes e definitivamente fazer com que você consiga mudar seu padrão de comportamento, diante dos piores problemas que enfrente, você precisa saber como é o processo da psicoterapia.
Como um psicólogo pode ajudar com a psicoterapia?
O papel do psicólogo nesse processo é ajudar você a ter a real dimensão da sua capacidade, usando recursos positivos que você já possui dentro de si, para este enfrentamento e monitoração. E atuar na minimização dos recursos negativos, para que eles não impactem, ou diminuam o impacto, nas suas ações.
Eu, Fabiana Alonso, atuo na psicoterapia como um processo que ocorre por meio de uma análise criteriosa e detalhada em consultório, em sessões uma ou duas vezes por semana, com horário pré-determinado.
A vantagem de uma psicoterapia é que os conteúdos tratados são de total sigilo entre terapeuta e paciente. Com isso, você pode se abrir totalmente sem nenhuma restrição, julgamento, medo ou constrangimento.
Todas as sessões no processo da psicoterapia, seja no plano de longa ou de breve duração, visam levar a paciente a amenizar ou sanar suas queixas, necessidades individuais para que esta consiga atingir seu bem-estar e se livrar de suas angústias e ter uma vida mais livre.
Saiba que você pode mudar!
Cada pessoa responde de uma maneira diferente ao tratamento, por isso você deve saber que nem todas as feridas podem ser curadas, mas todas sem exceção precisam ser tratadas.
Se você quer saber mais sobre a psicoterapia, se cadastrar para receber meus conteúdos ou agendar uma sessão inicial de avaliação, entre em contato no formulário abaixo:
Consultório de psicologia
Alameda Terracota, 215 sl. 823 Torre Union – Cerâmica – São Caetano do Sul – SP
telefone
55+11 99940-3900
fabiana@psicoterapiaclinica.com.br
Horário de atendimento
de Segunda à Sexta das 08h as 20h
FORMA DE ATENDIMENTO
Consulta particular ou por Reembolso