fbpx

Psicologia para adolescentes: Saiba da importância da psicoterapia na adolescência

Em uma fase de transição e várias descobertas, os adolescentes precisam de uma ajuda para estabilizar o turbilhão emocional que sentem.

Eles abandonam gradativamente a infância rumo a um caminho onde as responsabilidades se fazem cada vez mais prioritárias. Ao invés da lente cor-de-rosa que carregaram durante anos, precisarão lidar com a crua realidade de si e do mundo.

Contudo, essa mudança de persona infantil para uma vida mais adulta é mais complexa e mais angustiante do que parece. O seu corpo muda, mas não da mesma forma que a sua mente. Claro, as mudanças ocorrem simultaneamente, mas o adolescente precisa lidar com cada uma da forma que compreende. Nesse caminho, a sua mente se torna um obstáculo.

Isso porque ele começa a sentir necessidade de se afastar do círculo da família. Ainda que cada um manifeste isso de uma forma diferente, o processo é inerente a todos e depende da cultura geral onde esse jovem está inserido. Essa busca se resume a novos amigos, grupos, bandas, amores… Pessoas com quem ele se identifica e acredita que o entendem.

Mesmo que esse jovem encontre o seu nicho, ainda travará uma batalha interna para descobrir quem é de verdade. Ainda que a proteção física de um grupo aplaque um pouco de sua dúvida, ela ainda permanece. Aos mais audaciosos, se manifesta no consumo de substâncias entorpecentes lícitas e ilícitas, como forma de expressar o que sentem ou aliviar sua angústia.

Mais do que nunca, esse jovem poderá se afastar da família. Nesse ponto de virada em sua vida, o que pode ajudar à estabilizar sua tensão é a psicoterapia.

Por meio da psicoterapia para adolescentes, um indivíduo consegue limpar e organizar suas emoções, de modo que as compreenda. A angústia vai sendo trabalhada aos poucos e sendo transmutada em algo que sirva positivamente a ele.

Além disso, a sua percepção ao momento em que vive se tornará mais palpável. Por conta disso, conseguirá esclarecer as dúvidas que carrega, não apenas sobre si, mas sobre os outros e o seu papel no mundo.

Não o bastante, a psicoterapia para adolescentes serve também para que o jovem entenda os conflitos inerentes ao seu contexto. E reflita sobre sua conduta, bem como sobre o isolamento social, uso de drogas e outros problemas que passam a ser mais bem trabalhados. E o psicólogo trabalha no contexto desse isolamento abrindo espaço para que suas dúvidas sejam sanadas.

A fase adolescente é difícil para os jovens, tanto quanto é difícil para seus pais, que sentem que não conseguem compreender e ajudar os filhos à enfrentarem seus conflitos internos e os seus problemas.

Muitas vezes os pais percebem que o filho adolescente precisa de um apoio, mas não conseguem de fato ajudá-lo ou sequer entender o que está se passando em sua mente.

Por isso, muitas vezes um atendimento psicológico profissional pode ser muito importante. Uma vez que, os pais podem se valer dessa incrível ferramenta para auxiliar no desenvolvimento do filho com mais assertividade.

Dessa forma, a psicoterapia para adolescentes é um atendimento psicológico que contribui significativamente para construir um adulto que entende a mecânica real do mundo e como isso o afeta. Isso acaba reverberando para todos os seus relacionamento interpessoais e aos próprios pais, visto que os filhos dele e de outros aprendem também a serem pessoas melhores.

A juventude pode ser uma fase mais frutífera e menos dolorosa se captarem a importância da psicoterapia na adolescência.

Não exite em buscar por um psicólogo que esteja preparado para atender o adolescente da melhor maneira e possa contribuir para seu crescimento pessoal nessa transição para a vida adulta.

Se você tem alguma dúvida sobre o assunto ou deseja agendar uma consulta de psicoterapia para adolescentes, entre em contato pelo FORMULÁRIO  DE CONTATO ou pelo Whatsapp 11 99940-3900

Por Fabiana Alonso | Psicóloga  – CRP 06/146061

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Share This

COMPARTILHE