fbpx

Você sabe o que é psicoterapia breve?

 

A maioria das abordagens psicanalíticas podem ser tanto de curto quanto de longo prazo. O tipo de abordagem depende das preferências e necessidades do paciente.

Algumas dessas abordagens são apenas de curto prazo, denominadas de psicoterapia breve,assunto que falaremos no post de hoje.

Apesar do nome, o tempo de duração do tratamento na psicoterapia breve depende da abordagem terapêutica, da gravidade dos problemas em foco e das preferências do paciente e do psicólogo.

Tempo de duração

É comum durarem cerca de 10 a 20 semanas, no entanto, pode ser muito mais curta ou mais longa do que isso, de acordo com cada situação e necessidade.

Essa modalidade de atendimento difere das outras no sentido de que enfatiza um ponto específico com atuação em uma intervenção direta.

O psicólogo assume na psicoterapia breve a responsabilidade de atuar proativamente junto ao paciente, com o objetivo de tratar as condições clínicas e subjetivas mais rapidamente.

No lugar da análise formal, cuja a premissa é a compreensão das causas históricas do sofrimento ou da queixa, a abordagem principal da psicoterapia breve está em ​​ajudar o paciente a assumir um olhar crítico sobre o seu presente. E isso é feito a partir de um contexto mais amplo e com a utilização de entendimentos mais funcionais.

Quais aspectos abrange a psicoterapia breve

Dessa forma abrange todos os aspectos de consciência até chegar a um nível não consciente. Esses aspectos quando chegam à tona e se tornam conscientes, desencadeiam uma compreensão exata e autocrítica de sua condição atual. Isso faz com que com que os pacientes passem pelas mudanças necessárias de forma espontânea.

Portanto, a psicoterapia breve tem um foco estratégico, exploratório e focado em soluções, ao invés focar-se apenas nas causas dos problemas.

Conclusão

Alguns pacientes, independentemente de escolherem a psicoterapia breve ou a de longo prazo, acabam abandonando o tratamento quando lidam com os sintomas mais agudos de sua condição. Isso ocorre também quando sentem que já resolveram o problema. Outros, por sua vez, podem ficar mais tempo. Nesse caso, eles enxergam a terapia como uma jornada de longo prazo para melhorar sua saúde mental. Portanto,  entendem que o processo pode ajudá-los a se tornarem uma versão melhor de si mesmos. Essas pessoas trabalham com psicólogos por anos, às vezes décadas.

De qualquer forma, seja uma modalidade ou outra, o fato é que a psicoterapia cumpre um papel importante no sentido de abrir os caminhos da mente. E permite ao indivíduo tomar decisões na sua vida de maneira muito mais consciente, com mais autoaceitação, serenidade e bem-estar.

Gostou do post de hoje? Compartilhe. Se tiver qualquer dúvida, terei grande satisfação e poder esclarecer.

Por Fabiana Alonso – Psicóloga

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Share This

COMPARTILHE