fbpx

Razões para buscar um tratamento psicológico

O processo de psicoterapia acontece como uma investigação e algumas descobertas do próprio paciente a respeito de suas questões emocionais e comportamentais. Com estas descobertas algumas vezes o paciente inicia a compreenção de alguns dos motivos que influenciam sua atual forma de viver, podendo se tornar responsável por modificá-la se assim desejar, uma das vertentes da psicoterapia e a busca da autonomia do ser pelo autoconhecimento.

Depressão e ansiedade

Muitas vezes os quadros de ansiedade ou depressão levam a sentimentos como: choro excessivo, irritabilidade, isolamento social,  pensamento acelerado, sensação de cansaço físico e mental.

Além de outros sintomas como: sentimento de vazio existencial,  tristeza, falta de propósito na vida e até ideação suicida.

Nesses casos, o apoio psicológico pode ajudar muito.

Dificuldades nas relações interpessoais

Os problemas de relacionamentos interpessoais são muito mais comuns do que imaginamos.

Sejam em relação ao convívio entre pais e filhos, casais e até dificuldades de fazer amigos.

E  são um dos grandes motivos que levam as pessoas a buscarem por um apoio psicológico.

Dificuldades de concentração e/ou aprendizagem

Muitas são as razões que levam as pessoas a terem dificuldades de concentração e/ou de aprendizagem, sendo que algumas causas estão relacionadas aos aspectos psicológicos,  que podem ser identificados e acompanhados por um profissional de psicologia.

Perdas ou mudanças na vida

O luto pela perda de um ente querido, uma separação conjugal, a mudança de ambiente de convivência e até mesmo a perda de um emprego, são exemplos de situações que podem causar muito sofrimento, angústia e desencadear problemas psicológicos que podem ser amenizados com um acompanhamento de um psicólogo.

Abusos, traumas e bulling

Entre os motivos para procurar um profissional de psicologia estão os abusos físicos ou mentais, traumas e o bullying. Esses motivos levam muitas vezes a muitos bloqueios internos que impedem a pessoa de levar uma vida normal, livre de medos, lembranças traumáticas, vergonha, entre outros. Para esses casos, o apoio de um psicólogo é de extrema importância.

Pensamentos e comportamentos obsessivos

Perturbação obsessiva-compulsiva (POC) ou transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) é uma perturbação mental caracterizada por obsessões e compulsões. Os pensamentos e comportamentos obsessivos são em grande parte aparentemente incontroláveis, por isso,  o acompanhamento psicológico pode ser muito indicado.

Problemas de baixa autoestima

Quando uma pessoa reconhece que se sente acometido por uma baixa autoestima, e sente que precisa tomar uma atitude, passa a buscar por soluções.

Uma das formas mais eficazes e comuns para resolver os problemas relacionados à baixa autoestima, é a busca por um apoio psicológico, como por exemplo, a psicoterapia.

Busca de auto conhecimento

O auto conhecimento pode ajudar uma pessoa a entender certos comportamentos e aspectos sobre si mesma que, muitas vezes, sequer faz ideia. A partir dessa compreensão, fica clara as razões pelas quais toma determinadas atitudes, a origem de certos sentimentos e situações que ocorrem em sua vida, gerando mais equilíbrio e bem estar. 

Abandonar hábitos prejudiciais e vícios

Vencer hábitos prejudiciais à saúde física e mental, tais como, o alcoolismo, tabagismo ou uso de drogas ilícitas, é algo difícil de atingir sozinho.

O psicólogo nesse sentido é o profissional habilitado a ajudar a superar as dificuldades, tanto de quem quer se livrar dos hábitos prejudiciais e vícios quanto das pessoas quem convivem elas.

ENTRE EM CONTATO

Consultório de psicologia

Alameda Terracota, 215 sl. 521 Torre Union – Cerâmica – São Caetano do Sul – SP

telefone

55+11 99940-3900

E-mail

fabiana@psicoterapiaclinica.com.br

l

FORMA DE ATENDIMENTO

Consulta particular ou por Reembolso

}

Horário de atendimento

de Segunda à Sexta das 08h as 20h

ÚLTIMOS POSTS DO BLOG

Motivos de busca de atendimento psicológico para adolescentes

Você conhece os motivos que levam um adolescente a buscar por um atendimento psicológico? A adolescência é um processo de reformulação na vida de alguém. A partir dali recebe as primeiras diretrizes que o levarão para a vida adulta. Mesmo assim, ela em si não é motivo...